Endereço: 

Praça Santos Andrade, 50 - Térreo - Centro
CEP 80.020-300
Curitiba - PR - Brasil

SOBRE NÓS

Histórico

Apresentação

A carência de pesquisas com caráter científico relacionado às “violências”, criminalidade e Direitos Humanos, bem como de análises mais sistemáticas das políticas públicas na área de justiça criminal e segurança pública, tem dificultado a elaboração de programas e políticas mais consistentes e democráticas de controle social. As medidas que, todavia, vem sendo desenvolvidas tem sido pensadas e aplicadas a partir de antigos paradigmas que parecem reproduzir problemas anteriores. 


Percebeu-se, assim, a necessidade da criação de um espaço institucionalizado e autônomo que pudesse envolver a Universidade Federal do Paraná, sociedade civil organizada e governo para a produção de pesquisas e possíveis propostas de intervenção visando medidas preventivas, formativas ou corretivas.

Assim, nossa proposição tem por princípio a valorização e apoio às ações implementadas por entidades da sociedade civil organizada ou aquelas advindas de setores públicos e governamentais que tenham suas fundações no interesse comum, na construção do bem-estar coletivo, particularmente das camadas e grupos sociais mais vulneráveis. 

Ao planejar a criação de um Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos, vinculado diretamente ao Gabinete do Reitor, a Universidade Federal do Paraná, reconhece e leva em conta a sua responsabilidade em contribuir de forma efetiva nos anseios da sociedade do estado do Paraná nas formulações de políticas públicas de segurança pública e direitos humanos considerando como seus parceiros a sociedade civil organizada e instâncias governamentais. 

Destaque-se, ainda, que a proposta do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos têm suas origens em pelo menos duas iniciativas que se complementam, a saber, o Grupo de Estudos da Violência do Departamento de Ciências Sociais e o Núcleo de Direitos Humanos e Democracia, do Programa de Pós-Graduação em Direito e pelo Departamento de Direito Civil e Processual Civil, do Setor de Ciências Jurídicas, todos da Universidade Federal do Paraná.


O Grupo de Estudos da Violência foi criado em 1997 e como sua primeira atividade coordenou o Seminário Violência, Cidade, Direitos Humanos e Democracia. Desde então tem sido um espaço de pesquisas e consultoria sobre temas relacionados à violência e questões afins. Por sua vez, Núcleo de Direitos Humanos e Democracia tem sido um espaço de formação e reflexão sobre a questão dos direitos humanos.